top of page

Equipe

Rafaela Camelo

Diretora e roteirista formada em Audiovisual pela UnB e pós-graduada em roteiro pela FAAP. Seu último curta, “As Miçangas”, codirigido com Emanuel Lavor, foi selecionado para a Berlinale 2023. Antes disso, “O Mistério da Carne”, curta que escreveu e dirigiu, foi selecionado para Sundance 2019 e ganhou os prêmios de melhor filme no Biarritz Amérique Latine e no festival New Directors, New Films. Em 2021, participou do programa Latino-americano do Berlinale Talents. Em 2022, fez parte da sala de roteiro de uma série original para a Disney Star+. Prepara o seu primeiro longa, “Sangue do meu sangue”, coproduçāo Brasil, França e Chile. O filme foi escrito com o suporte da Agência de Cinema da Região de Nouvelle-Aquitaine, França e participou de laboratórios como Produire au Sud e BrLab, sendo ganhador dos prêmios principais do BAL-Lab 2019 (França) e Cabíria 2019. Adolescência LGBTQIA+, desejo feminino e corpos dissidentes sāo temas recorrentes em seus trabalhos autorais. Em 2023, foi apontada pela Variety como um dos 10 novos talentos do cinema brasileiro.

Rafaela Camelo - foto de Emanuel Lavor (01) (menor)_edited.png

“A chegada da vida adulta é uma fase incrível (e incrivelmente complicada). Me interessa retratar a adolescência em forma de sonho e memória. Quero falar das descobertas do próprio corpo e da sexualidade como se fossem a experiência mais intensa que alguém poderia viver. Me chama a atenção a perspectiva de mulheres LGBT. Faço filmes em que os códigos do humor, do melodrama e do terror se mesclam falando de medo, pecado e insegurança”.

IMG_0336.jpeg

“A abordagem estética e temática que eu sempre desenvolvi é baseada na tentativa de transformar o que é considerado marginalizado em algo precioso. Comédias com protagonistas LGBT ou com uma aparência fabulosa kitsch-corny-camp. É o que eu chamo de estética escalafobética. Uma crítica classificou um dos meus filmes como "a joia da coroa do trash brasileiro" e eu me orgulho de abraçar esse estilo e essa abordagem. É um conjunto de elementos considerados ultrajantes, inferiores ou muito populares, redesenhados para provocar reflexão, para valorizar a cultura queer de forma polêmica, zombando dos padrões de nossa sociedade atual que tendem a evitar a inevitável ascensão daqueles que foram historicamente oprimidos. Meu trabalho parte da vontade de dar voz e endossar LGBTs, mulheres e grupos étnicos estruturalmente discriminados, com um ponto de vista muito particular.”

Otavio Chamorro

Otavio Chamorro é formado em Audiovisual pela UnB e já realizou trabalhos de roteiro e direção para a MTV, HBO, Globoplay, Star+, Paramount, Canal Brasil, Arte 1, Canal Futura, CNN Internacional, dentre outros canais de televisão e plataformas de streaming.

 

É da equipe de roteiristas das séries Rensga Hits! (Rede Globo/Globoplay, 2022), Dois Tempos (Star+, 2023), Vizinhos (comédia do Canal Brasil, em pós-produção) e outras duas séries de comédia para plataformas premium de streaming (em sigilo). Cocriou e escreveu a série Deu Positivo (quatro temporadas, MTV/Globoplay) e Turma da Robótica (três temporadas, Canal Futura).

 

Juntos, seus quatro curtas-metragens já foram exibidos em cinco continentes, em mais de cem festivais, tendo recebido diversos prêmios de roteiro, direção, edição, direção de arte e atuação. 

Foi vice-presidente (2021-2022) e é Conselheiro (2023-2024) da ABRA- Associação Brasileira de Autores Roteiristas. É PCD e membro da Mensa Brasil.

bottom of page